Com a evolução da medicina, diversos novos métodos para ajudar no emagrecimento foram inventados. Anos atrás, as cirurgias de obesidade faziam parte do grupo de procedimentos mais procurados. Hoje, mesmo que elas continuem tendo uma posição de destaque, outras técnicas estão começando a crescer mais e mais — como é o caso do balão intragástrico.

O tratamento com balão intragástrico é um dos procedimentos que eu realizo aqui em meu consultório. Foi pensando no quanto ele tem crescido ultimamente que eu resolvi escrever um texto inteiramente dedicado a ele. Dessa forma, você pode conhecer melhor o método e ver se ele é indicado para o seu caso.

Na sequência, eu explico o que é o balão intragástrico, quais são as vantagens de optar por ele e todas as contraindicações do procedimento. Continue a leitura e confira!

 

O que é o balão intragástrico

O balão intragástrico é uma bola revestida com silicone altamente resistente e preenchida por um conteúdo líquido. Através de uma endoscopia, essa bola é introduzida no estômago do paciente, como uma forma de ocupar espaço e aumentar a sensação de saciedade.

A resistência do silicone é fundamental para o funcionamento do balão; afinal, ele é inserido dentro do estômago e pode ficar dentro do organismo por desde 6 meses até 1 ano — tudo de acordo com cada caso específico e com a avaliação do médico. Quando consideramos que o ambiente estomacal é muito hostil, a importância dessa resistência fica muito clara.

Depois que o balão é inserido, ele se expande já dentro do estômago, ocupando o espaço necessário. É importante citar que, além do fator espacial do balão intragástrico, a presença dele também causa alterações neurais e hormonais — o que ajuda ainda mais no processo de reeducação alimentar promovido pela maior saciedade do paciente.

 

Vantagens do balão intragástrico

Além de ajudar muito no emagrecimento, a aplicação do balão intragástrico ainda apresenta outras vantagens. Como citamos, ele é inserido no estômago através de uma endoscopia, o que significa que o procedimento não é uma cirurgia. Não é necessário nenhuma espécie de internação; ele pode ser aplicado no próprio consultório.

Além disso, outras vantagens são o fato de que o tratamento pode ser interrompido se este for o desejo do paciente ou se o caso específico dele exigir a remoção; e que, diferente do que acontece com as cirurgias, ele pode ser feito diversas vezes se houver a necessidade.

Contraindicações do procedimento

Por fim, outro ponto que não pode deixar de ser citado são as contraindicações do balão intragástrico. Para algumas pessoas ele é mais indicado que para outras, ao passo em que algumas outras pessoas não devem nem pensar em usá-lo.

As contraindicações mais comuns são:

  • Pessoas com menos de 16 anos;
  • Pessoas que já passaram por operações no estômago;
  • Pessoas que possuem um tumor no estômago;
  • Pessoas com uma úlcera ativa na parede gástrica (depois que ela for tratada o balão pode ser inserido normalmente);
  • Pessoas com uma hérnia diafragmática hiatal maior que 5 cm.

Outras contraindicações mais específicas podem existir também, mas é a responsabilidade do médico alertar isso para cada paciente. Vale citar também que as gastrites e quaisquer outras “ites” do trato digestivo alto não impedem que o procedimento seja feito. Elas podem, inclusive, ser tratadas enquanto o balão está ali.

Fora essas particularidades, qualquer pessoa com IMC maior ou igual a 27 pode optar pelo balão.

Faça seu tratamento com Balão Intragástrico

O Balão Intragástrico é um dos tratamentos com os quais eu trabalho em meu consultório. Se quiser começar o seu, entre em contato hoje mesmo e marque sua consulta!

Cuidar de seu peso é um passo importante para a sua saúde, pois, além de melhorar a autoestima, ocorre também uma redução de problemas como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, gordura no fígado, entre outros. 

Procure sempre um especialista e não deixe de cuidar de sua saúde!