A dor de estômago é muito comum, podendo ser moderada, leve ou intensa. Além disso, ela pode ser seguida de outros sinais, como refluxo, azia e vômito.
Você provavelmente já deve ter sentido dor de estômago, certo? Todo mundo, em algum momento da vida, vai precisar lidar com ela. Esse incômodo pode ser algo passageiro e não preocupante, mas também pode indicar problemas mais graves.
Neste artigo vou apresentar 5 causas comuns da dor de estômago. Lembrando que é fundamental consultar um gastroenterologista para realizar exames e descobrir qual é a causa da dor para, assim, realizar o tratamento adequado.
5 principais causas da dor de estômago
- Gastrite
A gastrite é uma das principais causas da dor de estômago. Muitas vezes, ela é acompanhada por gases (flatulência e arrotos), mal-estar e desconforto abdominal.
Ela costuma ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, pelo uso de anti-inflamatórios ou pela alimentação inadequada.
- Dispepsia
A dispepsia é uma doença na qual o paciente apresenta problemas relacionados à má digestão e a alterações na sensibilidade da mucosa do estômago. Geralmente, essa situação está relacionada à presença da bactéria Helicobacter pylori, mas pode acontecer por diversos fatores.
Essa condição pode causar dores de estômago, sensação de queimação, inchaço ou flatulência, náuseas ou saciedade muito rápida depois de começar a comer.
- Úlcera no estômago
A úlcera no estômago é uma ferida formada no órgão que pode ter relação com a bactéria Helicobacter pylori e com o uso de anti-inflamatórios.
Além da dor de estômago, a úlcera pode surgir acompanhada de náuseas, vômitos e desconforto abdominal.
- Gastroenterite
A gastroenterite é um tipo de inflamação ou infecção que afeta a mucosa que reveste o tubo digestivo do paciente, indo desde o estômago até os intestinos (delgado e grosso).
Geralmente, a gastroenterite é causada por bactérias ou vírus, como a Salmonella, o E.colli e o rotavírus. Quando causada por algum desses vírus, ela se torna altamente contagiosa.
Entre os sintomas da gastroenterite estão dor de estômago, diarreia, mal-estar e dor de cabeça.
- Câncer de estômago
O câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, é uma doença que surge na maioria das vezes como consequência de uma úlcera estomacal. Entre os sintomas estão a dor persistente no estômago, perda de peso, vômito, fezes com sangue e perda de apetite.
Os fatores de risco podem incluir tabagismo e uma dieta rica em alimentos extremamente processados e/ou salgados.
Você se identifica com algum item que citei nesta lista? Caso você esteja sofrendo dores de estômago, não deixe de consultar um gastroenterologista para realizar exames e realizar o tratamento adequado antes que se transforme em algo mais grave.
Para conferir mais conteúdos como esse, não deixe de me seguir no Instagram e de ler os outros posts publicados aqui no blog.