Você sabia que mais da metade da população brasileira sofre com refluxo gastroesofágico? É o que afirma um estudo de 2018 realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Considerando que tantas pessoas sofrem com este problema, eu pensei em dar algumas dicas de como aliviar os sintomas e efetivamente diminuir o refluxo.

Para quem não sabe, o refluxo gastroesofágico é o que ocorre quando o suco gástrico passa para o esôfago. Como esta substância é extremamente ácida, o refluxo está diretamente relacionado à sensação de queimação. Não à toa, ela é o sintoma mais comum entre pessoas que sofrem com o problema.

E todos sabemos o quanto essa queimação pode ser incômoda, né? A melhor forma de evitá-la é justamente ao diminuir o refluxo. Na sequência, você poderá acompanhar 4 dicas para te ajudar a diminuir o refluxo. Assim, suas refeições serão muito mais tranquilas e aproveitadas. É só continuar a leitura abaixo!

 

4 dicas que irão te ajudar a diminuir o refluxo

 

1. Não deitar logo após refeições

Quando deitamos, acabamos fazendo pressão dentro do abdômen e do estômago. Isso faz com que as chances de o suco gástrico voltar para o esôfago aumentem bastante. Por isso, a recomendação é não deitar logo após nenhuma refeição.

Se estivermos falando de um jantar, o ideal é comer de 2 a 3 horas antes de dormir. Nos casos em que isso não for possível, outra recomendação é comer um pouco menos naquela refeição. Caso contrário, os sintomas podem vir fortes.

beber durante refeições

2. Evitar beber durante as refeições

Beber durante as refeições deixa o suco gástrico diluído. Com isso, prejudica-se todo o processo digestivo do sistema. Além do refluxo, outros problemas que vêm com esse hábito são indigestão e baixa absorção de nutrientes.

Geralmente, recomenda-se que nenhuma bebida seja ingerida 40 minutos antes da refeição e 1 hora e meia depois. No caso de refeições mais gordurosas, este tempo deve ser até um pouco maior.

 

3. Comer devagar

Você sabia que, quando comemos rápido, nosso corpo não funciona tão bem quanto deveria? Isso porque o estômago acaba não tendo tempo de enviar sinais para o cérebro avisando que está cheio.

Como consequência, comer rápido nos faz ficar cheios sem que se perceba, além, é claro, de causar refluxo. Nas refeições feitas muito rapidamente, a comida quase nunca é mastigada corretamente, dificultando o trabalho de digestão e facilitando a volta do suco gástrico.

 

4. Fracionar as refeições

Além de comer rápido, comer muito de uma vez só também é uma causa comum do refluxo. Portanto, além de tirar um tempo considerável para fazer suas refeições com mais calma, busque fracionar suas refeições.

Além de dar mais tempo para que o corpo faça a digestão, você ainda pode acabar adquirindo um novo hábito mais saudável para a sua vida — visto que muitas vezes acabamos comendo mais do que precisamos. O ideal é comer pequenas porções a cada 3 horas.

E você, tem algum dos hábitos negativos citados ao longo deste texto? Talvez cortá-los seja a melhor maneira de diminuir o refluxo. Se tiver gostado do texto e quiser receber mais dicas como essas, siga meu perfil no Instagram!