Ainda que em alguns mais e em outros menos, a produção de gases intestinais é algo comum a todos. Essa produção ocorre graças à fermentação de alguns alimentos no intestino, e os gases podem ser liberados via oral (eructação) ou via anal (flatulência).
Por outro lado, mesmo que os gases sejam parte de um processo natural, há casos específicos em que o paciente deve ter uma certa preocupação — visto que ele pode ser uma consequência de algo mais sério. Neste texto, eu conto quais são esses casos, para que, assim, você saiba se o seu caso exige uma atenção especial.
Além disso, você ainda poderá entender como é a produção de gases intestinais e conferir uma lista com os alimentos que fazem a produção aumentar. Continue a leitura para saber mais!
A produção de gases é uma função normal do corpo!
Antes que você já saia se preocupando, é preciso reforçar: a produção de gases é uma função normal do corpo humano, e, na maioria das vezes, nenhuma preocupação a mais é necessária. Ela acontece quando ingerimos alimentos e o sistema digestivo começa a fazer a digestão deles.
Alguns alimentos específicos podem ser mais mal digeridos pelo nosso organismo do que outros. Nesses casos, o sistema digestivo precisa contar com bactérias para ajudar no processo, o que causa uma fermentação. É exatamente isso que produz os gases intestinais.
Portanto, tenha sempre em mente: não é porque você está produzindo e liberando gases que há algo errado. Este só é o caso quando a sua situação for parecida com as que estão descritas na última parte deste texto.

Alimentos que causam mais gases intestinais
Como já citado, a produção de gases intestinais é maior quando consumimos alimentos que o corpo tem dificuldade de ingerir. Estamos falando, principalmente, de alimentos ricos em alguns tipos de carboidratos, como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis.
Alguns exemplos de alimentos como esses incluem produtos contendo trigo e centeio, cereais contendo xarope de milho, alho, cebola, feijão, lentilha, brócolis, cogumelo, grão de bico, molho de tomate, leite de vaca e derivados, entre tantos outros.
Há também frutas que podem aumentar a produção de gases, como maçã, pêra, pêssego, manga e melancia.
Em contrapartida, dietas ricas em alimentos que não sejam esses carboidratos podem reduzir os gases, o que é bom especialmente para quem se incomoda mais com a situação. É o caso de alface, pepino, batata, couve, abobrinha e cereais e massas sem glúten, assim como algumas frutas que incluem banana, uva, abacaxi, melão, laranja e morango.
Quando se preocupar com os gases?
Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.
Nesses casos, além de serem desconfortáveis para o paciente, os gases também podem ser um sintoma de um problema maior, como intolerância a lactose, intolerância a glúten, doença celíaca, supercrescimento bacteriano no intestino e síndrome do intestino irritável.
Se os seus gases intestinais também trazem consigo os sintomas citados, a melhor opção para você é procurar um gastroenterologista. Através de uma consulta clínica e, se necessário, exames, ele será capaz de identificar a existência de outro problema por trás e iniciar o tratamento mais adequado o quanto antes.
Para marcar sua consulta comigo, é só entrar em contato!
Esse é o meu problema , excesso de gases ,barriga estufada
Sinto dor abdominal, inchaço e desconforto, muitas gases durante o dia, refluxo e as vezes enjoou, saciedade que gera falta de apetite.
Precisa ser averiguado. Pode entrar em contato através do botão do WhatsApp
Tenho muitos gases e dores abdominal e minha barriga ficou mto grande faz uns 2 meses que sofro cm isso
Tenho desconforto abdominal principalmente do lado direito muito gases e barriga roncando .
Boa noite dr não tenho dores abdominal apena barriga muito inchada não tenho enjoou muito mas muito gases dia e noite barriga dura estufada,minha filha tem alergia a glúten,uma das minhas filhas e alérgica a glúten Celiac, eu acredito que também tenho alergia a lactose
Provavelmente. Para minimizar esses sintomas, preste atenção a quais alimentos de deixam assim após a ingestão.
Se os sintomas persistirem, é recomendável consultar um especialista para avaliação e orientação adequada.
Bom dia dra.
Então…tenho muitos gases o dia inteiro.
Tudo que como me dá diarreia.
O que devo fazer???
É importante investigar essa situação mais a fundo, pois as causas podem variar e em alguns casos podem ser sintomas de condições mais sérias.
Recomendo que você procure uma avaliação médica detalhada para um diagnóstico e tratamento corretos.
Excesso de gases , barriga estufada , soltar muitos gases durante dia e noite
Entre em contato pelo botão do WhatsApp Elen
Bom dia ,tenho muitos gases, tanto arrotos como flatus, desconforto no abdômen que está sempre parecendo inchado, as vezes tenho diarréia, não tenho mais vizicula tenho 54 anos de pode me ajudar
Os sintomas que você descreve podem estar relacionados à sua alimentação ou a condições específicas, como intolerâncias alimentares ou síndrome do intestino irritável, especialmente considerando que você não tem mais a vesícula biliar, o que pode afetar a digestão das gorduras.
Uma avaliação médica é fundamental para um diagnóstico e tratamento apropriados.
Você pode entrar em contato conosco e agendar sua avaliação (47) 99661-0120
Fiz cirurgia de refluxo e 1 mes depois , agora tenho muitos gases e as vezes quando como, 1 hora depois me dá diarréia, que médico procurar?
Boa tarde Jeane! Ter uma segunda opinião é importante.
É interessante que consulte um gastroenterologista.
Podes entrar em contato conosco pelo whatsapp (47) 99661-0120
Boa noite, sinto dor do lado esquerdo na parte baixa do abdômen e solto muitos gases principalmente a noite e sinto dores só alivia quando faço xixi que vem acompanhado de gases.
A dor no lado esquerdo do abdômen inferior, acompanhada de gases e alívio ao urinar, pode ser causada por diversas condições como:
1.Síndrome do Intestino Irritável (SII): dor, gases, alívio após urinar ou evacuar.
2.Diverticulite: inflamação no intestino grosso, dor, febre.
3.Problemas urinários: infecções ou cálculos urinários.
4.Gases intestinais: excesso de gases por dieta ou intolerâncias alimentares.
Recomendo uma consulta com um gastroenterologista para avaliação e exames adequados.
Muitos gases, distencao abdominal alimentação vegetariana a pouco tempo. Será que é essa causa? Como muito espinafre, ervilha e cenoura, estou comendo, pizza com massa de aveia, purê de batatas, molho de cogumelos…
Provavelmente sua nova dieta vegetariana pode estar contribuindo para o aumento de gases e distensão abdominal. Alimentos como espinafre, ervilhas e cenouras são ricos em fibras, que podem causar esses sintomas especialmente se seu sistema digestivo ainda não está completamente adaptado a uma maior ingestão de fibras. Além disso, massas de aveia e purês de batatas, dependendo de como são preparados, podem conter outros ingredientes que aumentam a formação de gases, como leite ou creme.
Para minimizar esses sintomas, tente introduzir gradualmente alimentos ricos em fibras na sua dieta e aumente a ingestão de água. Se os sintomas persistirem, é recomendável consultar um especialista para avaliação e orientação adequada.
muito desconforto, tipo, mesmo sem comer nada, a barriga embolando tipo com gases, mas não consigo liberar, quadros de diarréia, sensação de barriga cheia, falta de apetite, e percebo inchaço
Os sintomas que você descreve podem estar relacionados a condições específicas como intolerâncias alimentares ou síndrome do intestino irritável, o que pode afetar a digestão das gorduras.
Uma avaliação médica é fundamental para um diagnóstico e tratamento apropriados.
Você pode entrar em contato conosco e agendar sua avaliação (47) 99661-0120