Você já sofreu ou sofre com o intestino preso? Também conhecido como constipação ou prisão de ventre, esse desconforto consiste na dificuldade ou na redução das evacuações. Entre os principais sintomas, o indivíduo que possui esse problema e que não faz tratamento, pode apresentar distensão abdominal, cólicas e gases.
A constipação acontece quando o intestino grosso não consegue evacuar o bolo fecal. As causas mais comuns são a inibição frequente da vontade de evacuar, sedentarismo, doenças crônicas, medicamentos, alimentação e baixa ingestão de líquidos.
Os fatores biológicos também podem influenciar, já que o intestino preso costuma ocorrer duas vezes mais em mulheres e idosos. Além disso, estresse, mudanças de rotina, ansiedade e depressão podem acabar interferindo nos hábitos intestinais.
Independente da causa, existem algumas estratégias que podem lhe ajudar com o tratamento de intestino preso. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas simples que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Continue a leitura!
8 dicas de como melhorar o funcionamento do seu intestino
- Aumente a ingestão de água
A água desempenha um papel importante na lubrificação das paredes intestinais, auxiliando na movimentação do bolo fecal, evitando a formação de gases e a constipação. Recomenda-se que seja consumido, no mínimo, oito a dez copos de água por dia, somando, em média, 1,5 a 2 litros diários.
- Tenha uma dieta rica em fibras
As fibras alimentares são uma ótima aliada para quem sofre com o intestino preso, pois são responsáveis por aumentar o trânsito intestinal, o volume e o peso das fezes. Você pode encontrar as fibras em alimentos como: frutas, feijão, milho, cereais, aveia, verduras, legumes e alimentos integrais.
- Faça atividades físicas
A atividade física acelera o metabolismo e ajuda a regular o trânsito intestinal, diminuindo a sensação de desconforto. Além disso, a prática regular de exercícios físicos auxilia na prevenção de inflamações e câncer intestinal.
- Mastigue bem os alimentos
Quando os alimentos não são mastigados da forma correta, o processo de digestão é muito mais lento, causando azia, dor abdominal, refluxo e intestino preso. Isso acontece, pois as partículas alimentares demoram para serem metabolizadas pelas bactérias do intestino, provocando a produção excessiva de gases.
- Diminua o consumo de álcool
Além de provocar a desidratação, o consumo excessivo de álcool pode alterar a flora intestinal, prejudicando o bom funcionamento do intestino. O uso prolongado de álcool também aumenta o risco de câncer.
- Consuma probióticos
Os probióticos são ótimos para equilibrar a flora intestinal. Composto por microorganismos, eles são encontrados em alimentos como leites fermentados, iogurtes e também em cápsulas.
- Eduque o seu intestino
Não deixe de ir ao banheiro, mesmo com as mudanças de ambiente e rotina. Ao educar e estabelecer horários para ir ao banheiro, você acaba treinando seus músculos intestinais.
- Faça tratamentos para estresse e ansiedade
Os fatores psicológicos podem influenciar diretamente no funcionamento do seu intestino. Ao realizar tratamentos para estresse e ansiedade, você consegue aprender a lidar melhor com suas emoções, melhorando não só o intestino, mas o seu organismo como um todo.
- Ter uma rotina para ir ao banheiro: definir um horário para ir ao banheiro, se possível, também pode contribuir para uma melhor saúde intestinal. Você pode tentar ir todos os dias de manhã, logo após o café, por exemplo. Outra dica é elevar as pernas em um banquinho, se necessário.
Se você tem interesse em saber mais sobre o tratamento para intestino preso, entre em contato comigo! Sou médico gastroenterologista e endoscopista pela Clinmedi, Clínica Médica Itajaí, em Santa Catarina.
Aproveite, também, para me seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilho na rede social.