Com certeza você já ouviu falar em intolerância à lactose e provavelmente conhece alguém que sofre com o problema. Eu até já falei a respeito dela em outro texto aqui no meu blog, o qual você pode conferir clicando aqui. Mas o assunto de hoje é outro. Com um nome parecido, a intolerância à frutose é menos comum, mas pode ser tão incômoda quanto.
Graças ao nome, você já deve imaginar que o problema tem algo relacionado a frutas, certo? Bom, saiba que não é apenas isso. Não são apenas frutas que contêm frutose; ela pode ser encontrada em alguns outros alimentos, como você verá ao longo do texto.
Abaixo, eu te conto tudo que você precisa saber sobre a intolerância à frutose. Começo explicando o que é a frutose, depois falo sobre a doença e seus sintomas e, por fim, mostro como deve ser a dieta de quem vive com o problema.
No final das contas, é possível que você o tenha e nem saiba. Quer descobrir? Então continue lendo!
O que é frutose?
Da mesma forma que a lactose é um açúcar presente no leite, a frutose é um tipo de açúcar presente em frutas. Por outro lado, como eu já citei, não são apenas as frutas e seus derivados que contêm este açúcar em suas composições. Alguns produtos industrializados, cereais e até mesmo vegetais também podem ter frutose.
Algumas das frutas que mais possuem frutose são manga, ameixa, caqui, maçã, laranja, tangerina e abacaxi. Além disso, frutas secas e mel têm ainda mais, apresentando mais de 30g de frutose a cada 100g do alimento.
Quanto aos vegetais, alguns exemplos que podem ser citados são aspargos, brócolis, pimentão, cogumelo, alho poró, cebola e ervilha.
A intolerância à frutose e seus sintomas
Uma pessoa que tem intolerância à frutose tem dificuldades em absorver este açúcar, fazendo com que o corpo reaja de maneira negativa quando a frutose é consumida — especialmente em maiores quantidades.
Dependendo do caso, pode ser hereditária e começar a se manifestar logo nos 6 primeiros meses de vida, causando sintomas graves como apatia e convulsões. Em outras situações, pode aparecer ao longo da vida, de uma forma semelhante à que ocorre com a intolerância à lactose.
A lista de sintomas de intolerância à frutose é relativamente grande, e todos eles podem acontecer após a ingestão do açúcar. Os principais indicativos são enjoo, suor frio, vômitos,
falta de apetite, dor abdominal, barriga inchada, excesso de gases, tonturas e diarreia ou prisão de ventre.
Na ocorrência destes sintomas, um gastroenterologista deve ser consultado para que se confirme o diagnóstico.
Como deve ser a dieta de quem tem essa intolerância?
Da mesma maneira que outras doenças similares, a dieta de quem tem intolerância à frutose possui algumas limitações. Para começar, as frutas que eu citei anteriormente devem ser evitadas a todo custo.
Cereais como aveia, cevada, centeio e arroz; temperos como sal, vinagre, ervas aromáticas e especiarias; produtos derivados do leite; e todos os tipos de carne não possuem frutose e podem ser consumidos sem problemas.
Contudo, é necessário considerar que o problema afeta as pessoas em diferentes intensidades. Sendo assim, ter consultas regulares com um nutricionista e seguir a dieta recomendada pelo profissional é o mais adequado.
E aí, o que achou dessas informações? Já tinha ouvido falar em intolerância à frutose? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo relacionado a gastroenterologia, siga meu perfil no Instagram!
Agendar uma consulta
Precisando de uma consulta em gastroenterologia?