É possível que o título deste texto já tenha te deixado curioso, certo? Isso porque muitas pessoas acreditam que qualquer problema relacionado ao leite é, automaticamente, intolerância à lactose. No entanto, não é bem isso que acontece. Em alguns casos, podemos estar lidando com uma alergia ao leite. Neste texto, eu explico as diferenças.

Você poderá ver o que é intolerância à lactose, o que é alergia ao leite e, por fim, como essa diferença impacta as pessoas que têm um dos dois problemas.

Boa leitura!

 

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é um problema caracterizado pela incapacidade do organismo de produzir a lactase — enzima responsável por transformar a hidrólise da lactose em glicose e galactose. Com isso, a lactose (que é o açúcar presente no leite e seus derivados) não é devidamente absorvida pelo organismo, fazendo com que ela se acumule no intestino, seja fermentada pelas bactérias que vivem nele e provoque uma lista de sintomas.

Os principais sintomas da intolerância à lactose são dor e inchaço abdominal, diarreia, gases, azia, náusea e dor de cabeça. Alguns desses sintomas — em alguns casos uma combinação de alguns deles e, em outros, a soma de todos — são sentidos sempre que o paciente ingere algum alimento derivado do leite, isto é, que contenha lactose.

Não se sabe exatamente o que causa o problema. Porém, muitas vezes, ele está relacionado a uma predisposição genética e, normalmente, o indivíduo nasce tolerante à lactose e desenvolve uma intolerância com o tempo.

intolerância a lactose

O que é alergia ao leite?

A alergia ao leite, por outro lado, é uma doença completamente diferente. Enquanto a intolerância é consequência direta da não digestão da lactose, a alergia ao leite é uma reação exagerada do sistema imunológico a uma proteína presente no leite de vaca.

Indo na direção oposta da intolerância, os sintomas da alergia ao leite não são apenas de mal-estar. Alérgicos que, por algum motivo, acabam ingerindo leite, podem observar o corpo responder com inchaço nos lábios, coceira, manchas avermelhadas na pele, tosse, falta de ar e diarreia.

Isso tudo sem falar nos casos mais graves. Alguns quadros podem incluir choque anafilático e, nas piores situações, até a morte. Portanto, fica muito claro que a alergia ao leite é um problema muito mais grave que a intolerância à lactose. Achar que um é outro pode trazer consequências muito sérias para o paciente, colocando até mesmo sua vida em risco.

E, na prática, o que muda?

Muita coisa. No caso do alérgico ao leite, é preciso cortar todos os alimentos derivados da bebida da dieta. Isso inclui diversos alimentos, como:

  • Queijo;
  • Requeijão;
  • Iogurte;
  • Bolo;
  • Biscoito;
  • Chocolate;
  • Pizza;
  • Lasanha;
  • Creme de leite;
  • Leite condensado;
  • Entre outros.
alergia ao leite

Caso contrário, qualquer uma das consequências que citamos pode acontecer. Por mais que isso não seja fácil, é algo que deve ser feito para garantir a saúde do paciente.

Já a intolerância à lactose é “menos pior” — pelo menos em comparação. Muitas pessoas que sofrem com o problema têm uma dose diária suportada pelo corpo. Basta adequar a dieta para não ultrapassá-la e os sintomas são evitados. Além disso, há ainda a possibilidade de tomar lactase em cápsulas. Com isso, o corpo consegue digerir a lactose e as consequências citadas não ocorrem.

Mas, o que te trouxe a este texto? Acha que está com algum desses dois problemas? Tenha sempre em mente que eles podem ser graves; e que a única forma de ter certeza do que você realmente tem é se consultando com um médico. Os gastroenterologistas são os profissionais mais adequados para lidar com os casos de tolerância.

Quer marcar a sua consulta? Então entre em contato!