A gastroenterologia é uma das tantas especialidades médicas que existem, e foi justamente ela que eu escolhi como a minha área de atuação. Para entender melhor o que ela significa, basta olharmos para o nome. “Gastro” vem do grego para estômago, enquanto “entero” é a palavra para intestino na mesma língua. A gastroenterologia é a área que trata do sistema digestivo. Mas você sabe exatamente o que faz um gastroenterologista?
Neste texto, eu te explico um pouquinho mais sobre a especialidade; mostro com um pouco mais de detalhes o que faz um gastroenterologista, indico as doenças tratadas por nós com maior frequência e listo os sintomas que merecem a sua atenção e sinalizam a necessidade de uma consulta com um médico gastroenterologista.
Continue a leitura e veja!
O que faz um gastroenterologista
Considerando a definição de gastroenterologia, um gastroenterologista é o médico que lida com tudo que envolve o sistema digestivo, sistema este que inclui boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado. É uma das especialidades que atua com a maior quantidade de órgãos do corpo humano.
Os médicos que atuam com essa especialidade precisam, além dos 6 anos de faculdade de medicina, fazer uma residência de 2 anos em clínica médica e, posteriormente, mais 2 anos de residência em gastroenterologia. Após isso, realiza-se também uma prova elaborada pela associação da especialidade — que, no nosso caso, é a FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia).
Depois de estar qualificado para atuar — e já falando da atuação em si —, você já imagina o que faz um gastroenterologista? Na maioria dos casos, estamos falando de profissionais que trabalham na área clínica e na realização de exames, como a colonoscopia, essencial na prevenção do câncer de intestino, e a endoscopia.

Em outros casos, eles também atuam em áreas mais específicas que não são consideradas especialidades médicas no Brasil, como são os casos da hepatologia, da gastroenterologia pediátrica, da nutrição parenteral e da endoscopia digestiva — esta última é mais uma das minhas especialidades, a qual também exige mais 2 anos de especialização e a realização de uma prova elaborada pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).
Quando procurar um: sintomas e doenças
Agora que você já sabe um pouco melhor o que faz um gastroenterologista, é fundamental saber também quando procurar um. Veja na sequência as doenças que mais aparecem nos nossos consultórios e quais sintomas indicam que você precisa procurar um:
Doenças comumente tratadas por gastroenterologistas
Começando as com doenças, há toda uma lista da qual podemos falar a respeito. As mais comuns, no entanto, incluem gastrite, intolerância a lactose, doença celíaca, intolerância a glúten, doença do refluxo esofágico e síndrome do intestino irritável.
Além dessas, há também outras doenças um pouco mais graves, entre as quais podem ser destacadas a Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, úlceras gástricas, hepatite, cirrose e os principais cânceres do aparelho digestivo — de estômago, esôfago, fígado e intestino.

Sintomas que indicam quando procurar um
Assim como as doenças, os sintomas que indicam quando procurar um gastroenterologista podem ser trazidos em uma lista. Acompanhe:
- azia ou queimação no estômago;
- enjoo;
- refluxo;
- vômito;
- alteração nos hábitos digestivos;
- dor abdominal;
- diarreia;
- prisão de ventre;
- gases;
- inchaço ou distensão abdominal.
Sabendo exatamente o que faz um gastroenterologista e quando procurá-lo, você está mais informado ainda para cuidar da sua saúde. E se estiver precisando de uma consulta, entre em contato o quanto antes!