O exame de colonoscopia é um dos mais realizados por endoscopistas, incluindo por mim. Isso porque ele é extremamente importante para a detecção de problemas que podem vir a se tornar graves, ajudando a iniciar o tratamento o quanto antes — o que aumenta as chances de cura.

Além disso, o exame não serve apenas para detecção; ele também é um meio de remoção de pólipos. Com a remoção precoce, elimina-se a possibilidade de que eles evoluam e se transformem em algo pior — como até mesmo um câncer. Para se ter uma ideia, 30 a 40% dos exames de colonoscopia realizados encontram pelo menos um pólipo.

Isso, por si só, já é o suficiente para mostrar a importância do exame de colonoscopia. E foi pensando nisso que eu resolvi escrever sobre o assunto. Na sequência deste texto, você poderá ver o que é o exame de colonoscopia, como ele é feito e a preparação do paciente, a finalidade do exame e quem deve fazê-lo.

Boa leitura!

 

O que é o exame de colonoscopia?

O exame de colonoscopia é feito com um tubo flexível, chamado de colonoscópio, que utiliza uma câmera para captar imagens em tempo real. A introdução do equipamento é via retal, e as imagens captadas são do intestino grosso e da porção final do intestino delgado.

Como citado na introdução, a captação de imagens não é a única funcionalidade do exame de colonoscopia. Ele também permite a realização de biópsias quando existem lesões e a retirada de pólipos. Tudo isso acaba facilitando e aumentando a precisão do diagnóstico realizado pelo gastroenterologista.

 

Como ele é feito e preparação

Como antigamente o exame ainda não era muito sofisticado, ele podia ser um pouco desconfortável. Com a sua evolução, muitas situações que poderiam ocorrer antigamente não acontecem mais, como as dores e os desconfortos. Com os avanços nos métodos e equipamentos, a sedação usada atualmente faz com que o paciente durma e não sinta absolutamente nada.

Ele só acorda depois do fim do exame, que leva entre 10 e 30 minutos. Depois disso, basta ter um acompanhante para que o paciente seja liberado e possa ir embora.

Alguns pontos são fundamentais para se preparar para a realização da colonoscopia. Dias antes do exame, o paciente realiza um preparo do intestino com mudanças na alimentação. No dia anterior, utiliza-se medicações laxativas, conforme orientação do médico responsável. Caso o preparo não seja realizado à risca, a visão do intestino será prejudicada e os resultados não serão bons.

quem deve fazer colonoscopia

Qual é a finalidade do exame de colonoscopia?

Eu já te contei que o diagnóstico é a principal função do exame de colonoscopia. Ele é um exame tanto diagnóstico (captação e avaliação) quanto terapêutico (remoção). Mas é preciso ser mais específico que isso. É através dele que podemos detectar doenças diversas.

No entanto, o mais importante do exame é a prevenção do câncer de intestino. Se ele for realizado no intervalo de tempo recomendado pelo médico, é possível detectar lesões pré-malignas, isto é, que podem levar ao câncer. 

Essas lesões que poderiam vir a se tornar um câncer podem ser removidas diretamente caso sejam encontradas — ajudando a cortar o mal pela raiz.

 

Quem deve fazer?

O último ponto que não pode deixar de ser abordado é em relação a quem deve fazer o exame de colonoscopia. Recomenda-se que todas as pessoas com mais de 50 anos façam o exame. A Organização Mundial da Saúde diz que ele deve ser feito a cada 10 anos. Alguns médicos indicam a cada 5 anos. Tudo irá depender do seu caso específico; vale a pena consultar o seu médico.

Quem teve dois ou mais casos de câncer de intestino na família deve começar um pouco mais cedo. Tome como exemplo o familiar que teve o câncer mais precocemente. Sua primeira colonoscopia deve ser feita com 10 anos a menos que quando o câncer foi descoberto.

Caso um tio, por exemplo, tenha descoberto um câncer de intestino com 53 anos, o ideal é que você comece a fazer colonoscopias com 43 anos.

E aí, tirou todas as suas dúvidas a respeito do assunto? Se quiser continuar recebendo conteúdo sobre gastroenterologia, não deixe de me seguir no Instagram!