Você sabe o que é a pHmetria de 24 horas? Trata-se de um procedimento que permite avaliar a presença de ácido no esôfago. O exame é realizado em um período de 24 horas.

A pHmetria de 24 horas é feita através da passagem de um cateter por via nasal, com colocação de sua ponta próximo à “válvula” (esfíncter esofágico inferior), que é conectada a um computador (gravador) portátil.

Esse exame permite diferenciar o refluxo ácido fisiológico (normal) do patológico (alterado) e correlacionar se os eventos cotidianos, como alimentação, sono, posturas e os sintomas relatados pelo paciente estão relacionados ao refluxo ácido. 

Considera-se refluxo ácido quando o pH da luz esofágica é menor ou igual a 4. A pHmetria não tem a capacidade de identificar refluxo alcalino, já que o pH no esôfago é frequentemente 7 ou mais.

Como funciona o procedimento | PHmetria de 24 horas

Uma das narinas é anestesiada com um lubrificante anestésico. Após, é realizada a introdução de uma sonda flexível, através da narina, passando pelo canal alimentar, até o estômago.

Depois disso, a extremidade distal da sonda é posicionada 5 cm acima do esfíncter esofágico inferior. A outra extremidade da sonda é conectada a um gravador, que é usado como uma alça sobre o ombro do paciente.

A pHmetria utiliza sensores de pH que registram o refluxo de ácido do estômago para o esôfago. O indicado é que o paciente realize suas atividades normalmente durante o dia, como realizar refeições regulares, com as quantidades e com os tipos de alimentos que normalmente consome, para que seja obtido o melhor resultado possível com o exame.

Quais os objetivos da pHmetria de 24 horas?

O objetivo mais comum é avaliar os sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), como azia e regurgitação, que não respondem ao tratamento com medicamentos. Além disso, a pHmetria de 24 horas é usada frequentemente como parte de uma avaliação antes da cirurgia anti-refluxo ou mesmo após, para comprovar seu resultado.

Para quem a pHmetria de 24 horas é indicada?

A pHmetria é indicada para:

  • Pacientes com sintomas típicos de DRGE e que não apresentam resposta satisfatória ao tratamento clínico;
  • Pacientes com manifestações atípicas extra-esofágicas sem a presença de esofagite – neste caso é recomendada a pHmetria de duplo canal;
  • Pacientes com sintomas discretos, mas com refluxo intenso, que precisam de um controle de ácido mais eficiente; entre outros.

Preparação para o exame 

A preparação para o exame de pHmetria de 24 horas envolve jejum de 8 horas (inclusive de líquidos). Recomenda-se tomar banho antes do exame, pois o paciente não poderá realizar durante as 24 horas de monitoração. Mulheres devem ir ao consultório com roupas de duas peças (evitar vestidos).

Por 7 dias antes da realização do exame é necessário suspender medicações usadas para suprimir a acidez do estômago, como omeprazol e ranitidina. Medicações procinéticas, como domperidona e bromoprida devem ser suspensas 48 horas antes do exame.

Se você está passando por problemas como refluxo e regurgitação, não deixe de agendar uma consulta com um especialista o mais rápido possível! Eu me chamo Everson Malluta, sou médico formado pela UFSC e doutorado em Ciências. Atuo como gastroenterologista e uma das minhas especialidades é pHmetria de 24 horas.

Acesse meu site e conheça mais sobre meu trabalho. Para agendar uma consulta, entre em contato pelo WhatsApp.