Todos os sistemas do nosso corpo têm um funcionamento distinto e importante à sua própria maneira. O sistema digestivo, por sua vez, é quem absorve os nutrientes necessários ao corpo e elimina o que não será utilizado. No entanto, problemas como Doenças Inflamatórias Intestinais fazem com que seu funcionamento seja prejudicado.
Essas doenças, além de afetarem o sistema digestivo como um todo, ainda causam sintomas altamente desconfortáveis, como constipação, diarreias, perda de peso, fraqueza e sangramentos.
Na sequência deste texto, eu falo um pouco mais sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, mostrando o que elas causam, por que acontecem e quais são os tratamentos mais indicados para cada uma delas. Continue a leitura e confira!
O que são Doenças Inflamatórias Intestinais?
Doenças Inflamatórias Intestinais (também chamadas de DIIs), são problemas crônicos que, como o próprio nome sugere, inflamam o intestino. Quando eu falo em Doenças Inflamatórias Intestinais, no plural, é porque existem duas doenças que se enquadram nesta categoria: a Doença de Crohn e a Retocolite ulcerativa.
Para entender melhor o assunto, precisamos falar sobre cada uma delas separadamente. Acompanhe:
Doença de Crohn
Começando pela Doença de Crohn, ela é uma doença que afeta especialmente a parte inferior do intestino delgado e o cólon, podendo, porém, afetar todo o sistema digestivo dependendo do caso. Todas as camadas da parede intestinal são afetadas por ela, desde a mucosa até a serosa.
Os principais sintomas da Doença de Crohn incluem dor abdominal, diarreia, febre, perda de peso e emagrecimento — tudo devido à dificuldade de absorção de nutrientes. Não se sabe a causa e nem a cura da doença, mas, por meio de tratamentos com medicações, os sintomas podem ser aliviados.
É importante procurar atendimento médico no início dos sintomas, pois a resposta ao tratamento com medicações é muito melhor nesses casos. A intervenção cirúrgica só ocorre em casos específicos e mais graves.
Exames de imagem, como a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia, são as formas que nós, gastroenterologistas, usamos para detectar a doença. Como a incidência é maior entre pessoas de 20 a 40 anos e fumantes, é preciso que esses pacientes estejam sempre atentos caso sejam acometidos pelos sintomas citados.
Retocolite ulcerativa
A outra manifestação de Doenças Inflamatórias Intestinais é a retocolite ulcerativa. Ainda que os sintomas sejam similares — dor abdominal, diarreia e sangramento nas fezes —, ela tem diferenças fundamentais quando comparada à Doença de Crohn. Para começar, a retocolite ulcerativa afeta principalmente a parte final do intestino grosso.
Aqui, o diagnóstico é feito através de uma colonoscopia. Uma vez detectada a doença, é preciso fazer um tratamento com remédios. Mais uma diferença aqui para a Doença de Crohn diz respeito aos medicamentos. A maioria dos pacientes com retocolite ulcerativa respondem melhor a medicações de ação local, diferente do que acontece com a DC.
Mais uma semelhança entre as duas Doenças Inflamatórias Intestinais diz respeito à origem e a cura. Não se sabe exatamente o que causa a retocolite ulcerativa e ela também não tem cura, apenas tratamentos para controlar a doença e aliviar os sintomas.
Conhecendo os sintomas, fica mais fácil saber o que fazer caso você sinta os sintomas que citei, certo? Caso esteja sofrendo com eles constantemente, talvez seja a hora de procurar um gastroenterologista para tratar seu problema e evitar que ele se transforme em algo pior. A Doença de Crohn, para se ter uma ideia, é um dos fatores de risco do câncer de intestino.
Gostou de saber mais a respeito do assunto? Se quiser continuar recebendo conteúdo, siga as minhas redes sociais! Você pode encontrar muita informação no meu perfil no Instagram!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻