No mês de março, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e o Ministério da Saúde reforçam a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é um dos três principais tipos de câncer que atingem os brasileiros.
Neste artigo você vai conhecer quais são os sintomas e como funciona o diagnóstico e o tratamento dessa doença. Continue a leitura!
Sintomas do câncer colorretal
O câncer colorretal se refere a tumores que podem acometer seções do colon, do reto e do ânus do paciente. Nem sempre essa doença apresenta sintomas, principalmente nos estágios iniciais. Contudo, quando ocorrem, os principais sintomas são:
- Sangue nas fezes;
- Mudanças o ritmo intestinal de início recente;
- Dor ou desconforto abdominal, que se assemelha a cólicas;
- Cansaço e fadiga;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Massa abdominal;
- Mudança na forma das fezes.
Geralmente, são as fezes que revelam informações sobre a saúde intestinal. Por isso, é muito importante ficar atento ao formato que elas apresentam. No caso do câncer colorretal, as fezes podem ser muito finas e compridas.
Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes, ou elas podem estar mais escuras. No entanto, muitas vezes as fezes parecem normais.
Quais são os fatores de risco para o surgimento do câncer colorretal?
Assim como para outros cânceres, não existe uma causa definida para o câncer colorretal. Porém, há alguns fatores de risco, como:
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados;
- Consumo excessivo de álcool;
- Pouca ingestão de frutas, grãos e legumes;
- Tabagismo.
Como é feito o diagnóstico?
Por meio da colonoscopia, o médico consegue analisar o cólon por dentro, usando um tubo fino com uma câmera na ponta. Se necessário, é retirada uma amostra de tecido para análise (biópsia).
Independentemente de ter sintomas ou não, o consenso no Brasil, Estados Unidos, Europa, Ásia é de que pessoas com mais de 45 anos devem realizar esse exame de forma regular.
Quais são os tratamentos?
O câncer colorretal é tratável e, frequentemente, tem cura. Se o diagnóstico for positivo, o tratamento será decidido de acordo com a extensão da doença, a idade da pessoa, o histórico e o estado de saúde.
Há quatro métodos principais de tratamento para o câncer colorretal: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. O médico poderá indicar o melhor método ou a combinação deles de acordo com cada caso.
Como prevenir o câncer colorretal?
Para prevenir o câncer colorretal é preciso adotar hábitos que reduzam os fatores de risco, como ter uma alimentação saudável e variada, evitar o consumo de álcool e tabaco, além da prática de atividades físicas.
Além disso, é preciso realizar exames frequentemente para o rastreamento do câncer colorretal e o diagnóstico precoce. Afinal, assim como ocorre com os outros cânceres, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Então, esse artigo respondeu as suas dúvidas sobre o Março Azul Marinho e a prevenção do câncer colorretal?
Se você estiver sentindo algum dos sintomas citados anteriormente, não hesite em procurar um médico o mais rápido possível!
Meu nome é Everson Fernando Malluta, sou doutor em Gastroenterologia e tenho anos de experiência na área. Entre em contato comigo e agende sua consulta. Aproveite, também, para me seguir no Instagram e acompanhar mais conteúdos sobre saúde.