Você já ouviu falar em balão intragástrico? Basicamente, trata-se de uma bola de silicone colocada dentro da câmara gástrica do paciente por meio da endoscopia. Extremamente resistente, é capaz de suportar o hostil ambiente estomacal por mais de 6 meses.
Neste texto, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o balão intragástrico. Continue a leitura!
O que é o balão intragástrico?
Como citamos, o balão intragástrico é uma bola de silicone. Ela é preenchida com soro fisiológico e metileno.
O procedimento realizado para inseri-lo no estômago dura poucos minutos e não é considerado uma cirurgia. A técnica é praticada em ambiente laboratorial e não necessita de internação hospitalar, nem para sua colocação e nem para a retirada.
Qual o objetivo do balão intragástrico?
O principal objetivo do balão intragástrico é reduzir a capacidade do estômago pela metade e promover a perda de apetite e a sensação de saciedade, de forma a auxiliar no emagrecimento.
Além disso, ele promove alterações hormonais e neurais, principalmente nos três primeiros meses, que é quando mais de 70% do seu efeito ocorre. A partir desse momento o efeito mecânico, ou seja, a obstrução espacial começa a ser mais importante do que os outros efeitos.
Apesar da sua eficácia, é recomendado que o paciente mantenha uma alimentação equilibrada e, se possível, consulte um nutricionista para um melhor acompanhamento da rotina alimentar.
Além da dieta específica que deve ser realizada após a colocação, antes do processo é necessário que o paciente faça jejum de pelo menos 8 horas. Será prescrita uma dieta mais leve, se possível líquida, nos dias que antecedem o procedimento, para não sobrecarregar o estômago.
Tipos de balões intragástricos
Existem diversos tipos de balões intragástricos, mas no Brasil estão disponíveis apenas alguns deles. Existem dois tipos mais comuns: o não ajustável (de seis meses a um ano) e o ajustável (um ano). Ambos são esferas feitas de silicone e inseridas na cavidade gástrica por meio de endoscopia.
A grande diferença entre os dois tipos é que o não ajustável pode ser preenchido uma única vez, e o ajustável pode ter seu volume aumentado ou diminuído conforme a necessidade.
Indicações e contraindicações
O balão intragástrico pode ser introduzido em qualquer pessoa que não possui contra indicações formais para o tratamento.
Ele pode ser indicado para pacientes super obesos (com IMC acima de 50), com alto risco cirúrgico (que apresentem quadros de diabetes, pressão alta, apneia do sono, entre outros problemas) como procedimento prévio à cirurgia bariátrica.
Além disso, pode ser indicado para pacientes sem indicação cirúrgica ou que não desejam realizar a operação, que possuam IMC maior ou igual a 27.
O procedimento não é indicado para pacientes com hérnias hiatais grandes, e que passaram por cirurgias de hérnia de hiato ou de redução de estômago.
O balão intragástrico é um procedimento extremamente simples e minimamente invasivo, que proporciona diversas vantagens ao paciente. Ele é transitório e reversível; pode ser repetido quantas vezes for necessário; proporciona uma perda média de 20% do peso inicial do paciente; é de baixo risco; e não necessita de anestesia geral.
O acompanhamento nutricional é fundamental para garantir o melhor resultado. Além disso, são necessárias medicações de uso contínuo durante o período em que o paciente estará com o balão gástrico.
Se você tem interesse em saber mais sobre o balão intragástrico e descobrir se você pode realizar esse procedimento, entre em contato comigo! Sou médico gastroenterologista e atuo na Clinmedi, em Itajaí/SC.
Entre em contato pelo site. Aproveite, também, para me seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilho na rede social.
Olá,
Gostaria de saber os valores, se vocês fazem pacote ,parcelamento
Olá Renata, tudo bem? Tenho um vídeo no Youtube falando sobre isso! Mas também pode entrar em contato através do botão do WhatsApp para melhor te ajudarmos.
Gostaria de fazer uma avaliação e orçamento
Boa tarde Ingrid! Você pode entrar em contato conosco e agendar sua avaliação.
(47) 99661-0120